Os primos Queirós voltaram a estar juntos à mesa, desta vez no Marco de Canaveses, para celebrar o 5º Jantar dos Primos.
Em 2011 o convívio não se realizou, assim que este ano adiantou-se o evento para a Primavera, ao contrário do habitual que seria no mês de Novembro.
Uns chegaram mais cedo, outros mais tarde, mas por volta das 20:30h lá-nos encontramos n'O Plátano, um bom restaurante no centro de Fornos. Ironicamente foi o pessoal da terra o último a chegar!
Às 21h deu-se início ao banquete, por assim dizer, começando pelas entradas onde se via, entre outras coisas, bolinhos de bacalhau, rissóis, presunto, melão, polvo e moelas.
Faltava um quarto de hora para as vinte e duas horas quando a sopa foi servida. Um bom creme de legumes.
Algum tempo depois, por volta das 22:10h, o jantar, propriamente dito, chegou às mesas. O prato de carne era lombo com batatas assadas e castanhas, e o de peixe, bacalhau com broa acompanhado por batatas a murro.
Do princípio ao fim, o serviço foi óptimo. Tão bom que os empregados tiveram direito a aplausos...
Às 22:30h o pessoal começou a bailar, sendo que os mais corajosos a abrirem a pista de dança foram os primos Adão e Sara. Logo a seguir mais gente se levantou da cadeira também para aproveitar a música. Ao som de músicas como o recente sucesso "Ai Se Eu Te Pego" de Michel Teló até ao clássico "É Na Sola da Bota" de Rio Negro & Solimões, incluindo também alguns ritmos latinos e africanos, os primos mostraram os seus dotes de dançarinos.
A sobremesa foi "aberta ao público" às 23h e todos se deliciaram com os bolos que havia à escolha. Contudo, só à meia-noite é que o melhor bolo foi servido. Um emblemático bolo de aniversário, feito pela Confeitaria Sarita, e ilustrando o brasão "comestível" da família Queirós, para celebrar o 5º Jantar dos Primos! Antes de comer cantou-se os parabéns e as velas foram assopradas pelo primo mais novo e mais velho, respectivamente, o André e a Adília, com uma diferença de 40 anos entre eles.
Um dos grandes pontos altos da noite foi a sessão de karaoke, com muitos aderentes, destacado-se os brilharetes do primo Adão e do Zé Pedro, culminando ainda com uma verdadeira guerra dos sexos entre os primos e as primas, tentando superar as actuações karaókicas de cada grupo.
Uma das tradições do Jantar é rubricar o livro de presenças, hábito que voltou-se a cumprir, que ficará para recordação.
A festa deu-se por terminada à 1:50h da manhã. Ocorreram as despedidas, o restaurante ficou vazio e todos regressaram às suas casas.
Numa nota à parte, este foi o segundo jantar a ocorrer em Abril e é provável que a partir deste ano passe a ser esse o mês predefinido. Fica aberta a discussão.
O próximo Jantar dos Primos (2013) ficará à responsabilidade dos primos de Vila Nova de Gaia, onde se realizará a festa.
Entretanto, o pessoal volta a reunir-se todo, em princípio, no Passeio da Família 2012!
Até lá!