CONVÍVIO

O passeio ocorre sempre no 1º domingo após o dia 8 de setembro. De manhã as várias famílias espalhadas por Marco de Canaveses, Vila Nova de Gaia e Aveiro partem em direcção ao local escolhido para esse ano. Muitas famílias que moram relativamente próximas umas das outras, como é o caso das de Vila Nova de Gaia, têm um primeiro local de encontro, onde se reúnem, às vezes para tomar ainda o pequeno almoço, de modo a prosseguirem com a viagem em conjunto.
Após a chegada ao local é preciso fazer um reconhecimento da área, localizar WCs, sítios de interesse, cafés, montar a mesa principal, cortesia do tio Zé, instalar os aparelhos de som...
 
Quando chega a hora do almoço, cada um põe na sua mesa a sua merenda, embora se petisque sempre um pouco daqui e dali! Em regra, há rissóis, bolinhos de bacalhau, panados, perninhas de caranguejo, batata frita, arroz, anho, leitão, bolos, pudins e as tradicionais cavacas da autoria da tia Tónia e tio Zé.
Durante a tarde fazem-se várias actividades, dependendo do que o local nos oferece, do tempo e do que se conseguiu organizar atempadamente. É comum haver brincadeiras para as crianças, como corridas de sacos, mas também há quem opte pelo futebol, badminton ou a malha.

Mais perto do final, cumprem-se duas grandes tradições do passeio: a passagem do testemunho, em que um dos sete irmãos entrega um ramo simbólico ao seu irmão mais novo em linha e anuncia o local para o ano seguinte (o irmão que recebe o testemunho terá um ano para escolher um outro local que será anunciado no convívio seguinte) e a tiragem da fotografia de família, em que todos se juntam para "imortalizar" aquele momento.
Por volta das 19 horas dá-se por encerrado a festa. Levanta-se a mesa e o resto dos adereços, deita-se fora o lixo, guardam-se sobras, o pessoal despede-se e regressa a casa.




LISTA DOS CONVÍVIOS

1990 - ???, Aveiro.
1991 - ???, Aveiro.
1992 - ???, Aveiro.
1993 - ??? (casa da tia Rita), Aveiro.
1994 - São Gonçalo, Amarante.
1995 - São Jacinto, Aveiro (almoço em casa da tia Rita).
1996 - Costa (Penha), Guimarães.
1997 - Santa Maria Maior (Santa Luzia), Viana do Castelo.
1998 - São Pedro do Sul, São Pedro do Sul.
1999 - Ponte de Lima, Ponte de Lima.
2000 - Albergaria-a-Velha, Albergaria-a-Velha.
2001 - Margaride, Felgueiras.
2002 - Póvoa do Lanhoso (junto ao Castelo), Póvoa de Lanhoso.
2003 - Avessadas (Castelinho), Marco de Canaveses.
2004 - Mamarrosa, Oliveira do Bairro.
2005 - Tenões (Sameiro), Braga.
2006 - Arcozelo (Santa Maria Adelaide), Vila Nova de Gaia.
2007 - Cacia, Aveiro.
2008 - Paredes de Viadores (Senhora do Socorro), Marco de Canaveses.
2009 - Mondim de Basto (Senhora da Graça), Mondim de Basto.
2010 - Praia de Mira, Mira.
2011 - Gafanha da Nazaré, Ílhavo.
2012 - Burgães (Parque da Rabada), Santo Tirso.
2013 - São Pedro de Avioso, Maia.
2014 - Eixo e Eirol (Parque da Balsa), Aveiro.
2015 - Vila Meã, Amarante.
2016 - Paredes (Parque da Cidade), Paredes
2017 - Carvalhos (Nª Srª da Saúde), Vila Nova de Gaia
2018 - Mamarrosa, Oliveira do Bairro.
2019 - Meixomil, Paços de Ferreira
2020 - CANCELADO (covid-19)
2021 - ?



CURIOSIDADES

O passeio realiza-se desde 1990, completando no ano de 2014 um quarto de século, e em 2019 três décadas de existência!

A mãe dos irmãos Queirós, Antónia de Sousa Pinto Serra, chegou a estar presente nos primeiros convívios realizados antes de falecer, o que faz com que o Passeio da Família tenha abrangido até ao momento 5 gerações!

Há vários anos que no dia do Passeio as famílias que vivem em Vila Nova de Gaia têm, por hábito, reunir-se bem cedo de manhã junto à estação de comboios da CP, em Valadares, para prosseguirem a viagem em conjunto.