PRIMOS

É desde o ano de 2007 que se realiza, a par do passeio da família, o Jantar dos Primos, cujos registos e informações se encontram divulgados nesta secção.

Trata-se duma festa criada e dedicada aos 21 primos direitos da Família Queirós. Este são compostos por Filipe, Diogo André, Adília, José Monteiro, Rosário, António Jorge, Rosa Alberta, Adão, Paula, Maria Eugénia, Goretti, Patrícia, Maria do Carmo, Eduarda, Susana, José Coutinho, Jorge Coutinho, Batista, Rita, Sara e Herculano.

Ao contrário do Passeio da Família, que ocupa praticamente um dia inteiro, este evento resume-se apenas a um jantar e ao resto da noite. Também nele só os primos participam e foi criado para ser, além de mais uma oportunidade para estar com a família, uma festa mais moderna.
A decorrer geralmente num sábado do mês de abril, o evento é organizado, alternadamente, num dos três concelhos onde os primos vivem, Marco de Canaveses, Vila Nova de Gaia e Aveiro, sendo que é um sistema rotativo.

A enriquecer a noite da festa é costume haver dança, ou até karaoke, arranjando sempre um momento para se cantar o Hino da Família Queirós e se assinar a Folha de Presenças, um documento onde fica registado cada participante!




LISTA DOS CONVÍVIOS

2007 - 1º Convívio - Rest. Herculano, Solhães, Marco de Canaveses.
2008 - 2º Convívio - Rest. Dom Rogério, Oiã, Oliveira do Bairro, Aveiro.
2009 - 3º Convívio - Quinta da Paradela, Carvalhos, Vila Nova de Gaia.
2010 - 4º Convívio - Rest. Dom Rogério, Oiã, Oliveira do Bairro, Aveiro.
2011 - Não se realizou.
2012 - 5º Convívio - Rest. O Plátano, Fornos, Marco de Canaveses.
2013 - 6º Convívio - Ponte de Pedra Gaia, Santa Marinha, Vila Nova de Gaia.
2014 - 7º Convívio - Rest. Dom Rogério, Oiã, Oliveira do Bairro, Aveiro.
2015 - 8º Convívio - Rest. Albufeira, Marco, Marco de Canaveses.
2016 - 9º Convívio - Luso Venezolano, Nogueira da Regedoura, S Maria da Feira.
2017


CURIOSIDADES

O Jantar dos Primos é uma festa que desde o início se mostrou jovem e flexível, prova disso é o facto de se alterar a data sempre que convém, algo que nunca aconteceu no Passeio da Família!

Os três primeiro Jantares realizados em Aveiro foram no restaurante Dom Rogério, em Oiã! Será que este estabelecimento vai ser uma constante na história das festas dos Primos?

Uma das tradições do Jantar, ou mais corretamente a única tradição, é a assinatura dos elementos na folha de presenças. De certa forma, substitui a fotografia de família no tradicional convívio em Setembro.

Apesar de suscetível a mudanças, o Jantar permanece exclusivo dos Primos, contrariando o efeito crescente do Passeio em que todos são bem vindos e quanto mais melhor. Neste caso o círculo é bem mais fechado.

No Jantar dos Primos de 2012, no Marco de Canaveses, o primo Herculano preparou um bolo, que apresentava o brasão da família, para se festejar o facto de se completarem cinco anos da realização da festa. Tratava-se pois do 5º Jantar dos Primos e foi um marco que se mostrou especial, como é claro.

Os dois primeiros Jantares realizados em Vila Nova de Gaia contaram com a presença dos tios, ou geração dos avós! Coincidência? Nas duas ocasiões tratou-se de uma surpresa para os velhotes.

Em todos os jantares realizados no Marco de Canaveses, os primos puderam contar com uma breve visita do tio Zé e da tia Tónia.