domingo, 21 de abril de 2013

Síntese do Jantar dos Primos 2013

No dia 20 de abril de 2013 a geração dos primos Queirós reuniu-se mais uma vez para celebrar, naturalmente, o tradicional Jantar dos Primos.

O evento anual retornou a Vila Nova de Gaia, desta vez em terras do Candal, Santa Marinha, no acolhedor restaurante Ponte de Pedra - Gaia.

Por volta das 19:30h o pessoal começou a chegar ao destino, sendo que os primeiros a aparecerem foram os de Aveiro, mas rapidamente se seguiram mais famílias de Gaia e do Marco. Este ano, tal como já acontecera no Jantar de 2009 igualmente em Gaia, foi possível contar com a presença dos irmãos Queirós, ou geração dos tios. Tratou-se, naturalmente, de uma surpresa preparada cuidadosamente pelos vários primos e que deixou os "avós" em espanto e euforia. Assim, as saudações iniciais notaram-se mais alegres e prolongadas que o habitual, mas que não atrasaram de maneira nenhuma a hora de papar.


Após toda a algazarra inicial, a malta sentou-se, eram 21:00h, para receber as entradas. Tripas à moda do Porto, moelas, pataniscas, rolinhos de carne e salsicha toscana directamente do espeto para o prato, tudo ao som ambiente do artista André Carneiro que animou a festa toda a noite! O jantar, propriamente dito, iniciou-se pouco antes das 22:00h, sendo que à disposição houve filetes de pescada e posta arouquesa com diversos acompanhamentos à escolha, entre eles, feijão preto e batata a murro. Para terminar foi servido leite creme, bolo de bolacha e salada de frutas. Do princípio ao fim, o serviço foi óptimo! Aliás, seguidamente ao café o restaurante presenteou cada um dos presentes com uma lembrança.

Obviamente que não faltou um bailaricoEste ano, alguns dos primeiros a abrirem a pista de salão foram os primos Nuno, António Jorge e Adília, mas muitos outros também abanaram o esqueleto de seguida ao ritmo das musicas de Carlos Paião, Doce, Pablo Alborán, Gustavo Lima, etc.


À meia-noite cantou-se os parabéns simbólicos à festa dos primos e a toda a Família Queirós, sendo que os irmãos Rita e Toninho tiveram a honra de cortar o bolo de aniversário feito novamente pela Confeitaria Sarita. Igualmente em espírito da tradição, todos os presentes voltaram a deixar a sua marca assinando no livro de presenças.

Pela 1:30h, tios e primos despediram-se, dando por finalizada a reunião, e partiram de regresso a casa.

A tarefa de organizar o próximo Jantar (2014) ficará entregue ao pessoal de Aveiro, onde se realizará a festa. Entretanto, a família voltará a estar de novo junta e ainda com mais vigor no Convívio Queirós 2013, em setembro.

Até lá!